O que é um vazamento oculto?
A princípio, quando falamos de vazamentos, já passa pela nossa cabeça algum problema visível e água escorrendo em um lugar. Entretanto, não há apenas vazamentos visíveis e é aí que mora o problema.
Atualmente, a procura para resolver problemas de vazamentos tem aumentado gradativamente, porém ainda é um problema saber o que isso significa.
O que é um vazamento visível? O que é um vazamento oculto? Há diferença entre os dois?
Essas e outras várias perguntas sempre passam pela nossa cabeça, principalmente quando estamos vendo algo acontecendo e não tem vestígio nenhum.
Se você não mudou a sua rotina de uso da sua água e está tendo um problema de aumento na sua conta, por exemplo, pode-se dizer para ficar alerta.
Quando isso acontece, nosso primeiro instinto é procurar alguma umidade no nosso imóvel ou alguma água escorrendo, certo? Contudo, isso pode acontecer de forma não visível, ou seja, através de um vazamento não visível.
Fazer uma busca por algo que não está aparente aos nossos olhos acaba sendo uma missão quase impossível, mas calma.
Na postagem de hoje, vamos explicar para você algumas coisas sobre esse tipo de vazamento e como você pode resolver isso.
Então, continue lendo.
O QUE É UM VAZAMENTO OCULTO?
Saber diferenciar qual o tipo de vazamento que está acontecendo no seu imóvel é um grande diferencial, pois isso ajuda a saber qual o tipo de serviço que será feito.
Mas, afinal, o que é um vazamento oculto?
Vamos lá… Esse tipo de vazamento ocorre de forma não visível e pode acontecer no chão, na parede, na tubulação da caixa d’água, etc.
Por vezes, quando há esse tipo de problema em nosso imóvel, ele dá sinais através do relógio girando mesmo sem estar sendo utilizado. Da mesma forma, também podemos perceber através de alteração na nossa conta de água, mesmo a nossa rotina de consumo permanecendo a mesma.
Fique atento também para não se confundir na hora de saber se é ou não um problema oculto. Abaixo, estão alguns tipos de vazamento que se manifestam de forma aparente:
- Vazamento na válvula ou caixa de descarga
- Vazamento na caixa d’água
- Vazamento em tubulações que são expostas, ou seja, aparentes
- Vazamentos em torneiras, nos registros e até mesmo em chuveiros
Esses são os vazamentos mais fáceis de serem identificados, já que eles se manifestam de forma aparente e conseguimos ver o seu ponto de origem.
Contudo, o maior problema é quando não conseguimos ver isso, que é o caso dos vazamentos ocultos. Esse tipo de vazamento só é descoberto através de um maquinário específico próprio para esse tipo de procura.
Em relação ao vazamento oculto, também temos um outro porém, que é o caso da tubulação em si. Caso a tubulação seja muito antiga, isso acaba dificultando mais ainda a busca e não chegando a nenhuma conclusão. Nesse caso, é recomendado fazer uma tubulação externa.
O QUE CAUSA ESSE TIPO DE VAZAMENTO?
Antes de tudo, precisamos ter em mente que um vazamento oculto não, necessariamente, seja culpa da distribuidora de água.
Vazamentos são problemas bastante complexos e nunca sabemos quando ou onde eles vão acontecer, infelizmente.
O que podemos fazer é ficarmos atentos a qualquer indício de algo no nosso imóvel e também ficar alerta com as possíveis causas desse problema.
- INSTALAÇÃO INCORRETA DA TUBULAÇÃO
Pode parecer uma coisa impossível de acontecer, mas acredite, não é. Por vezes, optamos por encanamentos e materiais num valor um pouco mais barato, porém pode acontecer deles não serem compatíveis com o tipo de tubulação que precisamos.
Nesse caso, a instalação feita de forma incorreta ou com materiais incorretos, podem causar um vazamento oculto no futuro e também prejudicar nosso imóvel.
- PRESSÃO DA ÁGUA
Por vezes, a pressão da água acaba sendo muito forte e isso faz com que os canos se desloquem ou até mesmo rachem com o tempo.
Dependendo de como ocorre a distribuição da sua cidade, também podem resultar em uma pressão maior caso tenham desligamentos frequentes da água.
- CANOS ANTIGOS
Tubulações antigas também são as grandes causas de vazamentos não visíveis, já que elas estão em uso há um bom tempo.
Problemas como rachaduras e corrosões podem ser grande inimigos de uma tubulação e, com certeza, tubulações antigas são cheias delas.
QUEM LOCALIZA ESSE TIPO DE VAZAMENTO?
Por fim, chegamos a parte mais importante: como resolver esse problema.
Quando falamos de vazamento oculto, fazer a sua identificação não é uma coisa fácil e simples. Nessa questão, realmente é necessário ter uma ajuda profissional.
As empresas de caça vazamentos possuem pessoas especializadas na procura de vazamentos ocultos, além de utilizarem aparelhos próprios para o serviço.
Por isso, o recomendado a ser feito é contratar um especialista no ramo para que ele possa localizar da onde está vindo o vazamento.
A SPmais utiliza aparelhos próprios para o serviço de detecção, além de contar com profissionais qualificados e eficientes para o trabalho de busca.
Então, não perca mais tempo e nem fique se martirizando com esse problema. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Lembre-se que vazamentos ocultos pode ser um problema bem grande não apenas para suas contas, mas também para seu imóvel e para você.