Vazamento na caixa d’água: saiba mais sobre isso.
Atualmente, os vazamentos de água se tornaram o principal problema hidráulico dos imóveis, independente dele ser residencial ou comercial.
Por vezes, esse vazamento pode acontecer dentro do próprio imóvel e de forma visível através de escorreção, umidade ou manchas. Contudo, ele também pode se manifestar de forma não visível, fazendo com que a situação fique mais complicada e você precise do telefone de um caça vazamento.
Porém, quando falamos de vazamento de água, precisamos ter em mente que não se trata de um problema apenas dentro do local.
Vazamentos também se manifestam de forma física e uma dessas formas é através da principal fonte de água do nosso imóvel: a caixa d’água.
A princípio, a caixa d’água é o material mais necessário para as residências, restaurante, empresas e vários estabelecimentos. É através dela que recebemos água das distribuidoras e é ela que abastece toda a rede do nosso imóvel.
Entretanto, as caixas d’água também podem ser as responsáveis por vazamentos em nossa casa e é por isso que devemos ficar atentos á ela.
É necessário termos em mente que vazamentos não são problemas tão simples quanto parecem e que podem causar grandes preocupações.
A princípio, um imóvel com vazamento pode obter problemas visuais em seu interior e também problemas estruturais. Isso resultará em um gasto gigante para você, já que é necessário resolver toda a situação antes que ela comprometa todo o imóvel.
Por isso, sempre recomendamos levar em conta qualquer indício de vazamento, pois é um assunto de grande importância.
No artigo de hoje, vamos falar sobre vazamento na caixa d’água e como você pode resolver isso, então leia com bastante atenção.
O QUE CAUSA VAZAMENTO NA CAIXA D’ÁGUA?
Em primeiro lugar, a caixa d’água é a responsável por armazenar toda a água que abastece o nosso imóvel.
Algum tempo atrás, no comércio vendiam caixas d’água de amianto e também de polietileno, tínhamos a opção de escolher qual material comprar. Contudo, o amianto é prejudicial para a saúde e foi proibida a venda de caixas d’água com esse material.
Atualmente, encontramos somente caixas de polietileno, um material bem resistente e que tem a durabilidade bem longa.
Entretanto, mesmo sendo um bom material, pode ocorrer vazamento na caixa d’água e acabar prejudicando o nosso imóvel.
FIQUE ATENTO!
As causas mais comuns de vazamento em caixa d’água é a má instalação da caixa, defeito e rachadura, conexões ruins e, claro, a boia.
- INSTALAÇÃO FEITA INCORRETAMENTE: é muito importante a instalação da caixa d’água ser feita de forma correta, pois isso pode nos afetar futuramente. Caso a instalação não seja feita do jeito certo, pode acabar causando problemas de vazamento e também a perda de água constante.
- RACHADURAS E DEFEITOS: o material da caixa d’água é bem resistente como citamos acima. Contudo, podem ocorrer defeitos na fabricação ou a caixa pode sofrer algumas rachaduras devido ao tempo de uso. É muito importante ficar atento a isso para evitar que o pior aconteça.
- CONEXÕES RUINS: a instalação da caixa precisa ser feita com materiais de boa qualidade. Algumas pessoas optam por algo num valor mais barato e acabam tenho problemas no futuro por conta da má qualidade das peças. É necessário verificar se as conexões da caixa possuem uma boa qualidade e não apenas um bom valor.
- BÓIA DA CAIXA D’ÁGUA: a boia da caixa d’água é a responsável por controlar o nível da água e, muitas vezes, ela pode dar um problema e causar vazamento. Ficar atento a ela é uma boa forma de evitar que o pior aconteça.
POR QUE A BÓIA DA CAIXA PODE SER UM PROBLEMA?
Citamos acima que a boia da caixa d’água é a responsável pelo nível de água da mesma, correto?
Pois bem, ela funciona como um controlador da caixa d’água, evitando que a caixa encha e transborde.
Geralmente, o mecanismo da caixa d’água é composto pela boia e pela torneira que é comandada pela própria boia. Quando o nível de água sobe, isso faz com que a boia suba também e interrompe o fluxo dessa torneira.
Porém, a boia pode causar um vazamento por conta da alta pressão do abastecimento. Isso faz com que a água passe do nível normal de abastecimento e acaba ocorrendo o vazamento.
TIPOS DE BOIAS
Antes de tudo, precisamos estar em alerta na hora de fazer a compra da boia para a nossa caixa d’água. É importante saber que existem modelos de boias diferentes uma das outras e cada uma própria para um tipo de caixa.
Para uma caixa d’água de 310 ou 500 litros, por exemplo, é indicado o uso da boia simples, ela é bastante comum nos depósitos.
Vale lembrar que a boia simples não é indicada para caixas maiores, como as de 1000 litros. Ela pode funcionar, porém a durabilidade dela não será a mesma por conta da pressão e quantidade de água serem maiores e superiores a sua capacidade.
Também é possível encontrar em depósitos a boia de alta vazão que é maior do que a boia comum e, geralmente, mais completa também.
Entretanto, é importante você estar ciente dessas diferenças, mesmo que mínimas, pois isso pode te beneficiar futuramente em relação a sua caixa.
O QUE É UM LADRÃO DE CAIXA D’ÁGUA?
A princípio, o extravasor de água, ou melhor, ladrão de caixa d’água é uma peça que precisar estar conectada na caixa d’água para evitar vazamento pela tampa.
O extravasor é o responsável por impedir que a caixa d’água transborde quando a torneira da boia não estiver funcionando corretamente.
É muito importante que o extravasor esteja instalado com a sua saída visível e de fácil visualização para o proprietário do imóvel. Isso porque fica melhor verificar se há algum problema na saída do mesmo.
A ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, possui uma norma de que é necessário que a tubulação do extravasor tenha um diâmetro a mais que o diâmetro da tubulação de entrada.
Isso acontece porque a água entra com muita pressão na caixa e, caso as tubulações tanto do extravasor quanto a de entrada sejam do mesmo diâmetro, terá divergência na velocidade. Ou seja, se a entrada for mais rápida que a saída, a caixa vai continuar enchendo e irá transbordar.
IDENTIFIQUE E RESOLVA O VAZAMENTO NA CAIXA D’ÁGUA
Por fim, há alguns testes que podemos fazer para identificar um vazamento na caixa d’água e eles podem nos ajudar a evitar que o problema aumente.
Contudo, é muito importante estarmos sempre alertas e de olho na boia e na própria caixa, afim de evitar que a situação chegue ao ponto de vazamento.
Para fazer o teste na própria caixa d’água, é necessário que o registro de todas as torneiras seja fechado e a boia seja travada.
Você precisa verificar a boia por alguns minutos, se caso ela descer, possivelmente tem um vazamento na tubulação.
Da mesma forma, também podemos verificar o hidrômetro. Nesse caso, é necessário ficar um período longo sem utilizar as torneiras, descarga e nada que se refere a água. Se caso o relógio continuar girando, há a possibilidade de vazamento.
Ao fazer os testes e se os testes forem positivos para vazamento, você deve contratar um especialista para fazer um serviço de busca mais preciso.
Os profissionais de caça vazamentos possuem aparelhos próprios para o serviço de busca e farão um trabalho preciso para identificar e resolver o vazamento.
A SPmais conta com técnicos especialista na localização de vazamento e também no conserto do mesmo sempre com o preço mais barato de caça vazamento. Por isso, entre em contato e fale com um de nossos atendentes para conhecer melhor o nosso trabalho.
Resolver o seu problema de vazamento na caixa d’água é a nossa missão.