Esgoto voltando pelo ralo: descubra o que fazer.
A princípio, problemas no esgoto estão cada vez mais nos deixando preocupados por ser uma situação bem ruim para o nosso imóvel.
Problemas com mau cheiro, tubulação quebrada e entupimento se tornaram presentes em residências, comércios e condomínios.
Por vezes, esses problemas acabam nos afetando por problemas na tubulação. Contudo, também acabamos sendo os responsáveis por essa situação.
Quando falamos de entupimento, os motivos se tornam variados em relação a esse problema, como o descarte de alimentos na tubulação.
Algumas pessoas pensam que realizar uma limpeza simples no ralo evita o entupimento, mas esse tipo de problema é muito mais abrangente.
Antes de tudo, precisamos entender que existem níveis de entupimentos que vão dos mais simples e que nós mesmos conseguimos resolver, até os mais difíceis.
Quando a situação sai de controle, temos um resultado terrível de nossas ações e precisamos de uma ajuda profissional e experiente para resolver tudo. Pensando nisso nós atendemos todas as regiões como desentupidora na Zona Sul, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes, Barueri.
Estar ciente de que nossos hábitos se tornam um grande fator para causar esse tipo de situação nos faz pensar em mudá-los para evitar que nosso imóvel sofra com entupimentos.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre um dos graus mais elevados do entupimento que é quando o esgoto está voltando pelo ralo.
Para entender melhor o que pode estar acontecendo no seu imóvel, continue lendo e saiba a melhor forma de resolver essa situação.
ESGOTO VOLTANDO PELO RALO
A princípio, os problemas de esgoto voltando pelo ralo de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais é bastante frequente.
Essa situação acontece quando o grau de entupimento está bastante elevado e a água não consegue descer por conta da obstrução no encanamento.
Antes de tudo, precisamos entender que nosso imóvel possui tubulações específicas com diâmetros de acordo com sua utilização.
Cada tubulação é dividida de modo que o esgoto não volte para dentro do imóvel e isso acontece de acordo com a quantidade de resíduos de cada tubulação.
Entretanto, da mesma forma que acontece de cair algo na tubulação e acabar obstruindo essa saída, pode acontecer da tubulação receber mais resíduos do que o normal. Se caso isso ocorrer, o resultado será o esgoto voltando pelo ralo e nos dando uma dor de cabeça enorme.
E nem sempre saber como desentupir ralo simples ou ralo linear ajudar a resolver o problema, pois nesse caso é mais provável estar com a rede de esgoto inteira entupida.
Esse é um dos principais motivos que sempre orientamos as pessoas a ficarem atentas em seu esgoto e evitar que uma situação assim aconteça.
RETORNO DA RUA PARA O RALO
Como citamos acima, as tubulações do nosso imóvel recebem uma quantidade determina de esgoto, mas e quando isso atinge o limite, o que acontece?
Bem, o resultado disso é o esgoto voltando pelo ralo do nosso imóvel e isso é uma situação extremamente terrível.
Agora pensem em uma situação ainda pior: o esgoto da rua voltando pelo nosso ralo. E sim, isso pode acontecer e é mais comum do que pensamos, infelizmente.
A princípio, os bueiros recebem toda a água que vem da chuva, esse processo faz a separação da água de esgoto, pois eles recebem tudo aquilo que é descartável.
Entretanto, quando os bueiros estão cheios e não dão mais conta de receber a água da chuva, essa água inverte o processo e é redirecionada para os esgotos.
Lembra que falamos sobre a tubulação atingir o limite da quantidade de água e resíduos que passam por ela? Pois bem, se a água que iria para os bueiros for redirecionada para o esgoto, a tubulação vai atingir seu limite e, assim, o esgoto da rua ficará voltando pelo ralo.
RETORNO NO RALO CONFORME DÁ DESCARGA
Por outro lado, também temos um problema de esgoto dentro do nosso próprio imóvel que é quando o esgoto está voltando pelo ralo conforme damos descarga.
A princípio, quando o esgoto está retornando pelo ralo do imóvel, precisamos resolver o problema imediatamente. Contudo, quando é uma problema de origem no nosso próprio imóvel, a situação fica mais tensa do que o esperado.
Quando o retorno está acontecendo quando damos descarga e o esgoto volta pelo ralo, indica que há uma obstrução na linha principal do nosso esgoto.
O pior dessa situação é que, possivelmente, o ralo não seja o único a fazer esse retorno, ou seja, estamos propensos a ter esgoto voltando pela pia também. Um dos sinais antes disso acontecer é o mau cheiro na cozinha sem nenhum motivo aparente.
Nesse caso, o problema de entupimento está acontecendo nas duas tubulações, especificamente na onde as duas linhas de drenagem se unem.
POR QUE O ESGOTO VOLTA PELO RALO?
A princípio, precisamos ter em mente que o problema do esgoto voltando pelo ralo não é apenas uma culpa das tubulações, mas nós também podemos ter ajudado com isso.
Se você tem o hábito de jogar restos de comida pelo ralo, saiba que esse tipo de descarte acaba obstruindo as tubulações do cano. Da mesma forma, o descarte de gorduras ou de objetos nas tubulações também pode causar entupimentos.
Mesmo que o problema seja resolvido, se nós não mudarmos os nossos hábitos e descartar as coisas nos lugares corretos, o problema pode voltar.
Pode parecer que não, mas isso é bastante comum de acontecer. Resolvemos o problema de esgoto e, de repente, a situação volta a se repetir.
Nesse momento, nos desesperamos novamente e até colocamos a culpa em quem realizou o serviço, mas é mais provável que nós mesmos tenhamos sido culpados.
Por isso, é muito importante mudar velhos hábitos para que o problema não volte a acontecer e nós não sejamos prejudicados novamente.
O QUE FAZER QUANDO O ESGOTO ESTÁ VOLTANDO PELO RALO?
Por fim, o que devemos fazer quando o esgoto está voltando pelo ralo? Bem, antes de tudo precisamos fazer o possível para prevenir essa situação.
Entretanto, caso o problema esteja acontecendo, o melhor a ser feito é a contratação de um profissional para resolver o problema, tome sempre cuidado com os preços cobrados para desentupimento. Contudo, há dois meios de resolução para esse problema.
A princípio, precisamos fazer verificações para saber se o problema acontece dentro ou fora do nosso imóvel.
Quando o problema de esgoto é relacionado as vias públicas e retornando no ralo do nosso imóvel, é necessário acionar a empresa de saneamento básico da cidade.
Entretanto, se o problema estiver no seu imóvel, cabe a você fazer a contratação de um profissional para resolver o problema.
Atualmente, existem empresas de desentupimentos que realizam esse tipo de serviço e saberão exatamente o que fazer.
A SPmais Desentupidora é uma empresa que conta com profissionais experiências em resolver problemas de esgoto voltando no ralo.
Utilizamos maquinários próprios para resolver a situação e te livrar dessa dor de cabeça em relação a sua rede de esgoto.
Quer saber mais sobre os nossos serviços e como podemos resolver o problema do seu imóvel? Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e solicite um orçamento.