Água da chuva voltando pelo ralo: saiba mais aqui!
A princípio, o problema de entupimento se tornou cada vez mais comum de afetar o nosso imóvel, sendo ele residencial ou comercial.
Nos dias atuais, nos deparamos com entupimentos de todos os tipos e também de diferentes formas. Por vezes, pensamos que esse tipo de problema só afeta um tipo de local, porém fica cada vez mais claro que não é bem assim.
Podemos nos deparar com um vaso sanitário entupido, uma pia, a caixa de esgoto, ralo do quintal e vários outros locais.
A partir desse pensamento, precisamos tomar o máximo de cuidado para que nosso imóvel não sofra com esse tipo de situação.
O entupimento de um ralo, por exemplo, pode ser gerado através de sujeiras e resíduos no quintal ou até mesmo pela chuva.
Nesse momento, vem aquela preocupação que é difícil evitar: como vamos desentupir o ralo? Como vamos resolver o problema?
Antes de tudo, precisamos manter a calma e saber se, realmente há um entupimento de ralo e, assim, ir atrás de ajuda para resolver a situação.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a água da chuva voltando pelo ralo e qual o motivo disso acontecer no nosso imóvel.
Leia tudo atentamente e fique de olho para, quando precisar, você saber exatamente o que fazer.
O QUE CAUSA O ENTUPIMENTO DE RALO?
A princípio, o entupimento é um problema mais comum do que pensamos e há várias situações que podem causá-lo em nosso imóvel.
Quando falamos da água da chuva voltando pelo ralo também estamos nos referindo ao entupimento dessa rede também.
Há muitos fatores que podem obstruir a tubulação de passagem de água da chuva, como restos de lixos, cabelos, resíduos, entre outros.
Ralos de pia, por exemplo, podem ficar obstruídos por conta de alimentos descartados na tubulação ou até gorduras que se prendem aos canos.
Com o tempo, as gorduras e óleos descartados na pia, acabam formando uma grande crosta no encanamento e impedindo que a água passe livremente.
Já nos ralos de banheiro, o grande causador de entupimento são os cabelos e pelos que descem pelo ralo.
Diferente da gordura que pode diluir com água quente, os cabelos não diluem e formam um emaranhado na tubulação impedindo totalmente a passagem da água.
Entretanto, se tratando da água da chuva voltando pelo ralo, a situação fica pior ainda.
A QUANTIDADE DE CHUVA PODE SER UMA GRANDE INIMIGA
Antes de tudo, precisamos entender que nosso imóvel possui uma base de descarte de águas pluviais ideal para receber a água da chuva.
É importante lembrar, que a galeria pluvial tem uma quantidade precisa para conseguir receber a água da chuva e mandá-la ao lugar certo de descarte.
Contudo, quando há fortes temporais e fortes pancadas de chuvas, o volume máximo da galeria acaba sendo atingido.
Dessa forma, se as galerias ficam cheias e continua chovendo, não terá outro local para descartar a água da chuva e é aí que encontramos um grande problema.
Conforme a água da chuva não tem para onde ir, o único jeito que ela encontra é retornar para a tubulação causando danos e infiltração de chuva.
Nesse retorno, nosso imóvel se depara com um princípio de entupimento, isso porque a chuva fica voltando pelo ralo, seja ele do banheiro ou quintal.
Com o retorno da água, mais sujeiras podem acabam voltando também e isso vai fazendo com que a tubulação fique obstruída e impeça o fluxo natural.
Esse tipo de situação é conhecida também como refluxo de água, que é quando a água da chuva está voltando pelo ralo.
Porém, tenha uma informação muito importante na mente: esse retorno de água é apenas a água da chuva e não de esgoto.
Até porque, a tubulação de esgoto e a tubulação de água pluvial são distintas uma da outra.
COMO FAZER COM QUE A ÁGUA DE CHUVA PARE DE FICAR VOLTANDO PELO RALO?
Por fim, a forma mais fácil de resolver esse tipo de problema é contratando uma empresa especialista nesse tipo de serviço para desentupir o cano de chuva.
Uma das formas mais eficazes de fazer com que a água de chuva pare de ficar voltando pelo ralo é contar com os aparelhos próprios para isso.
Atualmente, as empresas de desentupimento contam com aparelhos de ponta próprios para fazer com que a situação seja resolvida da melhor forma.
Os técnicos especialistas avaliam a proporção do problema e da situação, afim de saber qual o melhor aparelho ele deverá usar para fazer o serviço.
Por isso, é muito importante não tentar fazer o serviço sozinho, pois é perigoso até acabar piorando a situação ao invés de resolvê-la.
Dessa forma, o mais indicado a ser feito é entrar em contato com uma empresa especialista e contratar um profissional para solucionar o seu problema.
Conheça a SPmais e solicite um orçamento hoje mesmo, solucionar o seu problema é a nossa prioridade sempre e por um preço de desentupimento que você pode pagar.