Como comunicar vazamento de água ?
A princípio, quando estamos tendo problema de vazamento no nosso imóvel, sempre ficamos na dúvida de como proceder em relação a isso.
O que fazer? Quem chamar? Comunicar a distribuidora de água? Chamar alguém para arrumar?
Essas e outras várias perguntas surgem na nossa cabeça e ficamos completamente perdidos sem saber qual o rumo tomar.
Uma das coisas que mais nos deixa preocupados é o fato de que, tem um problema no nosso imóvel, porém não conseguimos saber se, de fato, ele existe ou não.
Antes de tudo, fazemos uma checagem mental para ver se algo na nossa rotina mudou. Alguma utilização a mais do que o normal, banhos mais demorados, pessoas a mais no local ou até mesmo uma torneira vazando em algum lugar.
Isso é o normal a ser feito já que não temos experiência no assunto. Fazer uma verificação visual de um possível causador do problema e depois, procurar uma solução.
Entretanto, nós nos prendemos tanto á ideia de que possa ser um problema visível que acabamos esquecendo que pode não ser também.
Por isso, é muito importante saber qual a direção correta para seguir quando estamos com um possível vazamento.
Contudo, não podemos apenas ficar supondo uma situação, temos que saber como comunicar sobre vazamento de água e também saber a quem recorrer para resolver isso.
Hoje, vamos explicar como você deve proceder em relação ao seu problema de vazamento e qual a direção seguir.
QUEM EU DEVO COMUNICAR SOBRE VAZAMENTO DE ÁGUA?
Assim que percebemos um possível vazamento na nossa rede de abastecimento, precisamos ir atrás da instituição que pode nos ajudar com isso.
Sim, estamos falando da distribuidora de água da sua cidade.
Atualmente, algumas cidades de São Paulo trocaram suas distribuidoras de água e algumas ainda permanecem com a Sabesp. Contudo, não tem problema, já que todas fazem parte da distribuição de água.
Quando falamos em comunicar vazamento de água, pensamos também na burocracia que pode ser para isso acontecer.
Então, vamos entender melhor como fazer isso.
- Qualquer um pode comunicar sobre o vazamento de água?
Sim, seja proprietário ou morador do imóvel, você pode sim entrar em contato com a distribuidora de água e fazer essa solicitação.
- Como posso fazer essa solicitação?
Atualmente, a comunicação está cada vez mais acessível e podemos entrar em contato com a Sabesp por telefone, presencialmente, online através do portal e também por WhatsApp.
Independente do meio de comunicação que você entre em contato, é sempre importante manter os documentos em mãos. Isso agiliza bastante o seu atendimento.
- O que fazer após a solicitação?
Após a sua solicitação, a distribuidora de água abre um chamado e faz um agendamento para a ida de um fiscal no seu imóvel.
Essa visita é para verificar se tem algum problema com seu hidrômetro e também se tem algum vazamento na rede deles (parte externa de abastecimento).
Se for um problema da parte externa, ou seja, da distribuidora de água, eles tomam as devidas providências.
EM QUE MOMENTO POSSO FAZER ESSA SOLICITAÇÃO?
A princípio, precisamos ter em mente se é ou não uma solicitação válida, ou seja, por algo que realmente esteja acontecendo para comunicar vazamento de água.
Um dos principais indícios de vazamento no imóvel é a alteração de consumo e também o relógio girando constantemente.
Se você desconfia que algo está errado na sua tubulação, fique de olho na sua conta e também no seu relógio, se ele ficar girando mesmo sem uso, tem um problema aí.
A partir dessas pequenas vistorias, você pode acionar a distribuidora de água para fazer uma avaliação se há ou não o problema de vazamento.
O QUE PRECISO PARA PEDIR DESCONTO NA MINHA CONTA DE ÁGUA?
Como falamos acima, após a solicitação, é enviado um fiscal da distribuidora de água até o seu imóvel para verificar o possível vazamento na parte deles.
Ao finalizar essa vistoria, caso seja um problema na parte da distribuidora de água, eles tomam as devidas providências.
Contudo, se for um problema na parte interna de distribuição de água, ou seja, do relógio para dentro, você é quem deverá solucionar antes de comunicar vazamento de água.
Quando isso ocorre, é necessário fazer a contratação de um profissional de caça vazamentos, na qual faz uma vistoria completa para identificar o problema.
Como é feito o serviço
Esse serviço de localização de vazamento oculto é identificado através da busca com um aparelho próprio para o trabalho e, após esse procedimento, é feito o conserto do seu problema.
As distribuidoras de água oferecem desconto referente a sua conta alterada, contanto que você tenha em mãos uma comprovação do vazamento. Ou seja, ele pedem que seja feito um laudo de finalização, onde constatará a localização e conserto do problema de vazamento que havia.
Entretanto, também pode acontecer da vistoria ser feita e realmente ser constatado que não há vazamento na sua rede de abastecimento. Nesse caso, a distribuidora de água também solicitará um laudo de não vazamento.
O recomendado é que o serviço seja feito completo com a empresa contratada já que você terá a garantia do serviço prestado e o laudo de vazamento para o desconto.
A partir daí, você deve entrar em contato com a distribuidora de água novamente para entregar os documentos necessários para o desconto na sua conta.
Por fim, lembre-se sempre de ficar atento á possíveis alterações no seu consumo e relógio, isso vai te ajudar a evitar problemas muito maiores.
Precisando de um caça vazamentos ou comunicar vazamento de água? Entre em contato com a SPmais e saiba mais sobre nossos serviços.