Saiba como instalar vaso sanitário corretamente.
A principio, quando falamos de uma construção ou reforma em algum de nossos imóveis, pensamos desde as partes simples até as mais complexas da obra.
Fazer um bom planejamento é muito importante para que não haja surpresas desagradáveis no caminho e nem após a finalização.
Quem já precisou lidar com esse tipo de obra em imóvel, sabe o quanto um planejamento ruim acaba prejudicando uma obra.
Da mesma forma, acontece quando o serviço não é feito corretamente, seja ele a parte estrutural, elétrica ou hidráulica da obra.
Estar atento a cada detalhe é extremamente importante para que tudo ocorra da melhor forma possível, principalmente na área hidráulica do imóvel.
Antes de tudo, precisamos planejar com cuidado em relação a cada detalhe da instalação das tubulações hidráulicas do nosso imóvel.
Seja cozinha, lavanderia ou banheiro, é muito importante que estejamos atentos a tudo e é aí que chegamos ao nosso tema de hoje.
Lembra que citamos acima que quando se trata de obras é pensado até mesmo nas coisas mais simples e pequenas?
Montar um bom planejamento para o banheiro do imóvel pode parecer algo simples, mas não é bem assim, principalmente quando envolve o vaso sanitário.
Saber qual o tipo de vaso sanitário vamos comprar, qual seria o modelo de descarga ideal, verificar as dimensões, etc, acabam sendo coisas bem importantes.
No artigo de hoje, vamos te ajudar a entender melhor sobre as coisas simples de um banheiro e também a mais importante: como instalar vaso sanitário.
Para saber melhor sobre isso, continue lendo atentamente.
TIPOS DE VASOS SANITÁRIOS E DESCARGAS
Como citamos acima, o planejamento de uma obra também inclui a parte do banheiro do imóvel, pode parecer simples, mas não é.
A princípio, o processo de uma reforma ou construção do banheiro precisa ser discutida com calma e cuidado para que tudo ocorre bem. Qualquer erro, mesmo que pequeno, é um erro e isso traz graves consequências para todo o resto.
Até mesmo antes de chegarmos na parte de instalar o vaso sanitário, é necessário saber qual será o modelo que queremos usar.
Antes de tudo, é necessário saber as dimensões do banheiro e do local onde será feito a instalação do vaso sanitário.
Feito isso, passamos para a parte de escolher qual o vaso e a descarga que vamos querer usar no nosso banheiro.
Vale lembrar que imóveis comerciais também fazem o uso de mictórios, em outros locais como escolas, também optam por vaso sanitário menor para crianças,
Independente do imóvel, saber qual o tipo de vaso sanitário será comprado, é bastante importante para o ambiente e público do local.
COMO INSTALAR VASO SANITÁRIO COM VÁLVULA DE DESCARGA
A princípio, o modelo de vaso sanitário mais comum que encontramos nos imóveis é o vaso com válvula de descarga.
A válvula de descarga não é agregada ao vaso sanitário e sim instalada na parede, tornando o espaço maior.
O vaso sanitário com válvula acaba sendo ideal para banheiros pequenos ou para estabelecimentos comerciais já que ele é o modelo mais barato.
Entretanto, os vasos com válvulas acabam sendo os modelos que trazem mais gastos para o imóvel, pois é gasto 14 litros de água por descarga mais ou menos.
Essa é uma das desvantagens de usar esse modelo, além de que a instalação da válvula na parede não é algo tão simples de ser feito.
VASO COM CAIXA ACOPLADA
A princípio, o vaso sanitário que possui a caixa acoplada é o mais simples de ser instalar. Além do mais, a caixa possui um reservatório fazendo com que não seja gasto muita água, gerando uma boa economia no nosso imóvel.
Se você observar, a maioria das caixas acopladas possuem dois tipos de acionamento. Isso acontece porque cada botão serve para a liberação da água de acordo com a necessidade.
Um dos botões serve para dejetos líquidos e o outros para sólidos. Isso faz com que seja liberado três ou seis litros de água por descarga, de acordo com a necessidade. Porem tome cuidado na regulagem para não deixar o vaso sanitário com vazamento.
Por ser um modelo sustentável, ele acaba sendo vendido por um valor um pouco mais alto do que o vaso sanitário com válvula. Além do que, ele também não recomendado para banheiros pequenos já que ocupam um espaço maior.
MODELO COM SISTEMA A VÁCUO
A princípio, esse modelo é o menos conhecido, porém é o mais recomendado se você quer economizar água no seu imóvel.
O vaso sanitário com o sistema a vácuo utiliza um sistema de pressão que aspira os dejetos líquidos e sólidos e jogando-os direto no esgoto.
A água utilizada na verdade é para a limpeza da própria bacia, já que os dejetos são aspirados e jogados direto no esgoto do imóvel. Contudo, a instalação desse tipo de vaso não pode ser feita de qualquer maneira.
É necessário utilizar canos especiais que aguentem a pressão, o vaso sanitário precisa ser próprio para isso e é bem mais caro, assim com a instalação do mesmo.
COMO INSTALAR VASO SANITÁRIO?
Antes de tudo, precisamos ter os materiais e as ferramentas necessárias para a instalação.
Escolha o modelo de vaso sanitário e a descarga e verifique se possui os materiais básicos como anel de vedação, rejunte, buchas, parafusos, cola PU, mangueira flexível e rejunte. Alguns modelos tendem a entupir com mais facilidade fazendo com a água do vaso sanitário desça devagar, pesquise bem antes de comprar.
As ferramentas básicas como chave de oca, chave de avatório, trena, furadeira, broca, fita veda rosca e nível acabam sendo muito importantes para esse serviço.
Antes de instalar o vaso sanitário, é necessário fazer uma verificação nas tubulações e também no próprio vaso.
Verifique se não há nada de errado com a tubulação como obstruções, se o cano está nivelado corretamente ou se o vaso não tem nenhum trinca.
Finalizada a verificação, é necessário fazer a marcação da onde serão feitos os furos para instalar o vaso sanitário. Isso é importante pois o vaso precisa estar alinhado a saída de esgoto para que não haja nenhum erro.
Após isso, chegou o momento de fazer os furos nos locais marcados e fixar o anel de vedação na entrada do esgoto.
O anel de vedação é próprio para evitar que o mau cheiro atinja o banheiro e o imóvel, também podemos usar a cola PU para fixá-lo melhor.
Os passos seguintes envolvem parafusar o vaso no piso, instalar a descarga, instalar a mangueira e fazer o acabamento com o rejunte.
Para cada modelo de vaso sanitário, é um tipo de instalação diferente, por isso que é recomendado que esse procedimento seja feito por um profissional.
Caso a instalação seja feito de forma errada, você terá muitas consequências no futuro.
CONHEÇA A SPMAIS!
Por fim, se você está com algum problema nas tubulações do seu imóvel, seja vazamento ou entupimento, você precisa resolver isso o mais rápido possível.
A SPmais Caça Vazamentos e Desentupidora é uma empresa que executa diversos serviços, seja na tubulação de abastecimento, de água pluvial ou esgoto.
Entre em contato com a nossa central e saiba mais sobre como instalar vaso sanitário e nossos serviços.