Caça Vazamento de Gás: como identificar e resolver.
A princípio, uma das maiores preocupações de quem usa gás é a possibilidade de um vazamento, independente se o uso for comercial ou doméstico.
Vazamento de gás é algo muito perigoso, é um risco para a saúde e, principalmente, um risco muito grande para a vida.
Por isso que levar esse tipo de assunto a sério é muito importante, pois não de trata de uma coisa tão simples ou exagerada.
Contudo, esse é um problema que podemos evitar com muito cuidado e a ajuda necessária.
Como falamos acima, usamos gás em ambientes domésticos e também em ambientes comerciais, como restaurantes e empresas.
No caso do uso comercial, o gás é encanado e por esse motivo a prevenção deve ser feita por uma empresa profissional nesse tipo de serviço.
Já no caso do gás doméstico, o próprio morador pode e deve tomar os devidos cuidados, contando também com a ajuda de um profissional.
Devemos sempre contar com uma ajuda profissional quando se trata de gás e no artigo de hoje vamos falar sobre como identificar e resolver esse problema.
Lembre-se que é melhor prevenir do que remediar e esse é um problema que pode causar mortes, então todo cuidado é pouco.
COMO IDENTIFICAR VAZAMENTO DE GÁS?
Quando falamos em vazamento de gás, o ponto inicial que nos faz ficar em alerta é, sem dúvidas, o cheiro que o gás de cozinha produz.
Vamos explicar isso melhor.
O gás de cozinha é chamado de GLP e ele é composto pelo propano e o butano, porém nenhum dos dois possuem odor. Todavia, é adicionado um aditivo chamado mercaptano, ele é o responsável por aquele odor que nós conhecemos como “cheiro de gás”.
Essa composição é necessária para a nossa segurança, já que, com o cheiro ficamos em alerta e podemos identificar possíveis vazamentos.
Outro meio de identificar um vazamento de gás é pelo barulho que o botijão faz.
TESTE DA ESPUMA
Um teste bastante popular e eficiente para identificar vazamento de gás é o teste da espuma. Abaixo, vamos colocar o passo a passo desse procedimento.
- Primeiramente, pegue uma esponjinha (pode ser aquelas de lavar louça mesmo). A esponja precisa estar úmida, coloque detergente nela e aperte até fazer espuma.
- O segundo passo é encostar a esponja na junção da válvula de gás e do encaixe no botijão. Para isso, o botijão precisa estar conectado á válvula e ela precisa estar aberta.
- Feito isso, é necessário observar se aparecem bolhas ou se a espuma fica sem alterações.
- Se você observar que saem bolhas do local, temos um vazamento.
RISCOS CAUSADOS POR VAZAMENTO DE GÁS
Antes de tudo, quando falamos de saúde e de vidas, tudo é considerado um alerta e um perigo.
Nesse quesito, existem três riscos que podem ser os mais importante e perigosos para nós e as pessoas ao nosso redor.
- ASFIXIA
A princípio, o GLP não é corrosivo nem poluente, porém é anestésico e pode causar a morte através da asfixia. Isso ocorre porque ele empurra o oxigênio no ambiente onde está e isso dificulta a respiração, além de causar fadiga, tontura, dor de cabeça, náuseas.
- EXPLOSÕES E INCÊNDIOS
Por se tratar de um produto químico e inflamável, um vazamento de gás pode provocar incêndios de grande magnitude, assim como explosões terríveis.
COMO EVITAR ESSE TIPO DE VAZAMENTO?
Antes de tudo, temos que ter em mente que quando se trata de vazamento de gás, todo o cuidado ainda é pouco, pois é algo que pode levar a morte.
Contudo, temos algumas dicas que podem te ajudar a evitar esse tipo de vazamento. Então, vamos lá.
A primeira dica é fazer a instalação do botijão de forma correta, além de ter certeza que a mangueira e o registro usados para a instalação são certificados pelo INMETRO.
Outra dica importante é não usar materiais de má qualidade, o valor pode ser baixo, mas a qualidade também será e isso pode causar sérios problemas.
Manter uma vistoria em relação ao local onde o botijão está e também ao registro e mangueira pode ajudar a evitar o caça vazamento de gás.
Confira outros artigos de nosso blog:
PROCURE UM ESPECIALISTA
Já falamos aqui que vazamento é algo muito sério e que precisa de uma ajuda de um caça vazamento de gás o mais rápido possível.
Ao perceber que você está tendo um vazamento de gás no seu imóvel, não ligue instalações, luzes, isqueiros, ventiladores e nada que produza eletricidade.
Para evitar a asfixia, cubra o nariz e a boca, e desligue o registro do gás. Também é necessário abrir as janelas e portas para que o gás seja dispensado para fora do local.
Molhe um pano com água e coloque em cima do botijão para que diminua a temperatura do mesmo e entre em contato com a empresa na qual você fez a compra do gás.
Os profissionais das distribuidoras de gás são experientes nesse tipo de serviço e saberão te orientar no que deve ser feito.
O corpo de bombeiro também pode ser acionado já que eles também sabem orientar sobre quais os passos você deve dar nesse caso de vazamento de gás.
O mais importante é não achar que você sozinho pode resolver o problema, pois isso pode custar a sua vida e a vida de outras pessoas também.
LEMBRETE DA SPMAIS CAÇA VAZAMENTO DE GÁS: TODO CUIDADO É POUCO QUANDO SE TRATA DE VAZAMENTO DE GÁS.